quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Atualize-se quanto à Aterosclerose


colesterol bem como outros lipídios são transportados nos líquidos corporais ligados a diferentes proteínas que formam a conhecidas lipoproteínas. Os dois tipos bem conhecidos do público em geral são o LDL e o HDL . O LDL também chamado de mau colesterol é uma lipoproteína de baixa densidade formada no fígado que é transportada para os tecidos. O HDL também chamado de bom colesterol é uma lipoproteína de alta densidade que é carreadora de colesterol dos tecidos para o fígado.
                        O excesso de colesterol total ou excesso de LDL pode determinar a deposição desse lipídio na parede dos vasos sanguíneos aumentando o risco de doença aterosclerótica (aterosclerose -formação de placas de ateroma). O HDL faz o transporte reverso reduzindo os níveis de colesterol no sangue e reduzindo o risco de formação de placas. Assim, se o indivíduo mantém os níveis normais de colesterol e apresentam níveis ideais de HDL e LDL tem menor risco de doenças ateroscleróticas que podem provocar obstrução dos vasos que nutrem o tecido do coração.
                        Nos últimos anos, os médicos e cientistas observaram que o LDL também é capturado por células presentes na parede dos vasos (células chamadas macrófagos). Ao ingerirem essas moléculas de LDL, essas células ficam repletas de gotículas gordurosas , como se ficassem “espumososas”. Com o transcorrer do tempo placas se estabelecem no local onde essas células se agrupam e desencadeia um processo de inflamação. Alterações podem desencadear a ruptura dessas placas resultando em formação de trombos ou coágulos no interior do vaso sanguíneo. Esse trombo desloca-se e alcança vasos sanguíneos tanto da região do cérebro quanto do coração, resultando em danos desde interrupção do fluxo de sangue (isquemia) a morte do tecido, como é o caso do infarto agudo do miocárdio procedente da obstrução dos vasos coronarianos que irrigam e nutrem o músculo do coração.
                        Assim, o controle da taxa de gorduras saturadas, insaturadas trans e colesterol sanguíneo por meio de um dieta balanceada acoplada a atividades físicas periódicas , juntamente com não fumar, perder peso (massa corporal) e redução da condição de estresse dos tempos modernos são medidas protetoras para uma vida saudável.
                        Os estudos científicos permitiram a descoberta de uma substância denominada mevastatina (estatina) que é produzida por um fungo da espécie Penicillium citrinum. Essa substância atua reduzindo os níveis de colesterol sanguíneo , ou seja, é hipolipidêmica. Seu mecanismo de ação consiste na inibição de uma enzima denominada HMG-CoA-redutase que atua a etapa inicial de produção de colesterol pelo organismo. A descoberta da mevastatina permitiu o desenvolvimento de estatinas sintéticas, que são os fármacos (medicamentos) mais vendidos na atualidade pois reduzem a taxa de colesterol sanguínea um problema que atinge uma grande parcela da população mundial e está intimamente vinculado com a ateroesclerose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário