sábado, 9 de julho de 2011

Preocupações com Novo Código Florestal

Pesquisadores ligados à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciência (ABC) apresentaram no final do mês de abril de 2011 em Brasilia, o documento O Código Florestal e a Ciência - Controbuições para o Diálogo. O documento traz sugestões para aperfeiçoamento do debate em torno do projeto de lei que propõe a alteração do código florestal (Vide resumo do Código floresta no blog http://biologiaprofessoroliveira.blogspot.com/). O documento traz sugestões para o aperfeiçoamento do debate em torno do projeto de lei que propõe a alteração do Código Florestal (PL 1876/99 e outros).
A revisao do código Florestal brasileiro temn preocupado pesquisadores e ambientalistas entre outros motivos pela redução da faixa de mata ciliar que pode ser diminuida de 30 m para apenas 15 m. Pesquisadores do programa Biota-Fapes, porf exemplo, avaliam que o Brasil estaria "arriscado a sofrer seu mais grave retrocesso ambiental em meio século, com consequências críticas e irreversíveis que irão além das fronteiras nacionais"
As novas regras reduzirão a restauralção obrigatória de vegetação nativa ilegalmente desmatada desde 1965. Com isso, "as emissões de dióxido de carbono poderão aumentar substancialmente" e, a partir de simples análises da relação espécie-área, é possível prever " a extinção de mais de 100 mi espécies, uma perda massiva que invalidará qualquer comprometimento coma conservação da biodiversidade".




Nenhum comentário:

Postar um comentário