domingo, 19 de junho de 2011

Um pouco sobre samambaias

       Embora haja os que afirmem que no ENEM não há questões de Biologia Vegetal irei na contramão dos mesmo e vou postar algo que li e achei interessante sobre o mundo das samambaias, as famosas pteridófitas plantas vasculares dotadas de esporos e destituídas de inflorescência  ou flor, por isso são chamadas tradicionalmente de criptógamas.
       Não é novidade para nenhum Botânico ou amante das plantas ou mesmo um leigo que existem plantas cujas flores exalam seus perfumes durante o dia e há também as que exalam seus odores ao anoitecer. Mas , como diz o botãnico Marcelo Guerra Santos da UFRJ, o que muitos não sabem é que existem samambaias brasileiras que possuem características aromáticas. Seus estudos estão centrados nas samambaias da do gênero Anemia , uma vez que foram as primeiras samambaias do país em que registrou a presença de óleos essenciais. Segudo o pesquisador somente exemplares asiáticos e africanos tinha sido analisados por outros cientistas.
      Análises feitas em samambaias que crescem em afloramentos rochosos tais como a Jureminha (Anemia tomentosa vr. anthriscifolia) mostraram a presença de óleos essenciais nas folhas desse vegetal. O óleo obtido contém o componente majoritário o isoafricanol uma substância pela primeira vez identificada em samambaias.

Anemia tomentosa
      Mas qual a função desse óleo? Em plantas produtoras de flores , os perfumes atraem insetos que atuam no processo de polinização, entretanto nas samambaias não há flores assim não seria essa a função de tais compostos. Segundo Santos, nas samambaias, os óleos essenciais provavelmente atuam para minimizar o ataque de insetos herbívoros ou para afetar o crescimento e até mesmo inibir a germinação de outras plantas, aumentando a competividade daquelas que a produzem.
         Bem pessoal é isso ai ..Um post de Botânica bem ao estilo do ENEM, unindo Botânica com Ecologia. Aliás quem foi que disse que há essa segmentação toda da Biologia..dúvidas ? é só mandar emal... edluizoliveira@hotmail.com ou bioenem@hotmail.com
         Abs do prof. Dinossauro rsrsrs Oliveira...



Nenhum comentário:

Postar um comentário