domingo, 19 de junho de 2011

Um pouco sobre dieta e micro-organismos

       Não é de hoje que sabemos que os micro-organismos possuem ampla participação na vida humana, seja sendo benéficos ou não. Na indústria, na descontaminação do ambiente, nos ciclos biogeoquímicos e também como agentes patogênicos, os micro-organismos estão conosco desde os nossos primórdios e também na nossa modernização. Sabe-se que os micro-organismos habitam nosso corpo e há uma ampla variedade de espécies e para dar uma dimesão estima-se que exista mais micro-organismo no nosso corpo do que estrelas no firmamento e essas formas de vida se concentram no trato digestório. No intestino esses seres microscópicos são de suma importância para a saúde humana, pois são essencias para a absorção dos alimentos, maturação do sistema imunológico, proteção contra invasão de patógenos, produção de vitaminas tais como a cianocobalamina (vitamina B12) e a vitamia K (kogulation).

Escherichia coli um habitante do intestino
      Estudos realizados recentemente mostram que a importância do micro-organismos vai além do foi citado uma vez que camundongos esterilizados (sem micror-organismos no intestino) embora comecem mais ração do que os "colonizados" (expostos a micro-organismos do ambiente e de suas mães) mantinham peso menor dos que estes.
      Os estudos realizados no Michael Smith Laboratories da the University of British Columbia no Canadá demostraram que a obesidade no modelo estuda está intimamente vinculada a alteração da microbiota. Os cientistas sugerem que as mudanças de hábitos alimentares em humanos na últimas décadas com utilização de alimentos processados contendo altos teores de gorduras e açúcares poderia ter alterado o padrão da microbiota e de algum  modo ter vínculo com a obesidade.
      A melhoria das condições sanitárias da população mundial, aliada ao emprego indiscriminado de desinfetantes e antibióticos, vem provocando uma grande mudança na maneira como os seres humanos interagem com seus micro-organismo. Assim, alterações na microbiota poderia ser um forte fator desencadenate da obesidade. Embora preliminares mas interessantes, tais estudos abrem uma nova perspectiva no estudo da obesidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário