terça-feira, 21 de junho de 2011

Entre Planárias - O gene da Renovação

          A muito se conhece o poder regenerativo das planárias, uma criaturinha um tanto exótica e dotada de certas peciluridades que chamam atenção dos pesquisadores. Essa descoberta é do ano passado mas achei relevante postá-la na íntegra.
          Pesquisadores descobriram um gene que permite ao verme regenerar partes de seu corpo depois que elas foram amputadas. O estudo, que foi publicado  na revista científica PloS Genetics, e a pesquisa revelou como as planárias podem regenerar partes de seu corpo – incluindo a cabeça e o cérebro. Com isso, os cientistas da Universidade de Nottingham esperam produzir novamente órgãos e tecidos humanos velhos ou danificados.

         Chefiado pelo biólogo Aziz Aboobaker, o estudo revelou que o gene chamado Smed-prep é essencial para a regeneração correta da cabeça e do cérebro do platelminto planária. Os vermes conseguem regenerar várias partes do corpo depois que elas são amputadas. Eles contém células-tronco adultas que se dividem constantemente e podem se transformar em qualquer um dos tipos de células que foram perdidas.
         As planárias também possuem uma série de genes que trabalham juntos para que as partes do corpo acabem no lugar certo e com o tamanho, a forma e a orientação corretas. Segundo Aboobaker, os cientistas querem “entender como as células-tronco adultas conseguem trabalhar em conjunto em qualquer animal para formar e substituir partes danificadas ou perdidas de órgãos e tecidos". Com isso, eles esperam poder tratar o mal de Alzheimer, por exemplo. Daniel Felix, um estudante que participou da experiência, disse que o entendimento da base molecular para a remodelagem e a regeneração de tecidos é importante para a medicina regenerativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário